terça-feira, 10 de maio de 2011

Povo do Metrô

É interessante estar grávida e andar de Metrô. Apesar de ser minha segunda gravidez, não vivi essa experiência na gestação do Ciro, pois como minha placenta estava baixa, a médica me proibiu de usar transporte coletivo. Então eu vinha trabalhar de carona.

É de conhecimento geral que tem muita gente mal-educada por aí (muita mesmo), mas percebi que para cada mal-educado que senta no assento preferencial e fica olhando para o teto para fingir que não está vendo a grávida ou o idoso, tem uma pessoa muito bacana que não atura esse tipo de coisa.

Na sexta-feira, eu entrei no vagão das mulheres e fiquei em pé, pois todos os assentos preferenciais estavam ocupados. Logo veio uma moça que também estava em pé e me perguntou se eu queria sentar. “Não, obrigada. Estou bem”, no que ela respondeu “Não, você quer sentar sim.” Virou para um marmanjo que estava sentado e mandou o sujeito levantar para me dar lugar. O cara até tentou reclamar, resmungando alguma coisa, mas a moça não deu nem brecha “Se você quer sentar vá para um vagão de homens, porque aqui você está todo errado!”.

Algo parecido aconteceu ontem. Eu entrei e tinha uma moça num dos assentos preferenciais, com a cara afundada no celular. Então um senhor cutucou a mocinha e mandou ela sair para me deixar sentar. “Ah, desculpe, eu não vi”, retrucou a garota. Mas o homem não quis nem saber.

Enfim... isso me faz entender um pouco esse universo dos assentos preferenciais. É realmente complicado você ter que contar com a educação e boa vontade alheia. Isso porque acho que com grávidas as pessoas são mais benevolentes e pacientes do que com os idosos...

E pra não deixar de falar no meu pequeno, hoje ele fez uma coisa inédita, pediu permissão. “Qué pegá o CD do Wigles, pode?”. É um lord!!!

5 comentários:

  1. Aqui em SP isso se torna tenso, muito tenso! Já ganhei cotovelada na barriga e tudo no metrô.
    Marido diz que eu tenho que cutucar a pessoa e falar que eu quero sentar mas fico sem jeito e com medo de receber uma resposta feia, pq a minha vai ser fazer barraco rs

    Own, Ciro é um príncipe!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    Eu tb não pude andar de transporte coletivos na minha gestação devido a deslocamento de placenta...
    Desculpe a ignorância mas realmente eu não sabia que existia vagões para homens e vagões para mulheres...hehehe

    felicidades BJS

    ResponderExcluir
  3. Ai Talita, passo por todo tipo de desresepeito todo dia com Leo! Grávidez é um estado passageiro, mas e um deficiente e idoso que passará a vida inteira assim!? É absurdo!

    Gostei da atitude do povo daí! Não sei se aqui no RJ seria assim não! Hj mesmo passou no Jornal da tarde falando sobre a precariedade nos metrôs do RJ... é lamentável!!

    Beijo enorme nos 3!

    ResponderExcluir
  4. Tatá, mas lembre-se. As grávidas e idosos não precisam de ninguém intervindo, basta chegar lá no assento preferencial e falar "Vc me dá licença, por favor, porque eu quero me sentar." Acho que se quem precisa tomasse mais atitudes, não iam precisar "sofrer" tanto.

    ResponderExcluir
  5. um porre isso, eu sei tb penei na gravidez com isso...eita povinho mal educado...e vc ? ta bem barrigudinha....bjs

    ResponderExcluir