terça-feira, 4 de agosto de 2009

Semana Mundial da Amamentação

Estamos na 18ª Semana Mundial da Amamentação e todas sabemos da importância da amamentação nos primeiros meses de vida do bebê. Mas gostaria de dividir com vocês um pouco da minha experiência.

Amamentei o Ciro por 4 e 1/2 meses e tive que parar não por vontade minha, mas porque tive muitos problemas com a amamentação. Durante este período meu seio empedrava constantemente e cheguei a ter um princípio de mastite. Bem, o que quero é passar para vocês algumas dicas importantes para que esta fase seja prazerosa para a mamãe e pro bebê:

- Massageie seu seio antes e depois de amamentar, isso ajuda a "soltar" o leite;
- Caso o seio empedre, aplique compressa de água fria, que estanca a produção (mas não mais que 10 minutos). A água morna serve para aumentar a produção de leite;
- Caso o bebê mame apenas um dos seios, esvazie o outro através da ordenha (pode ser com a bomba ou manual);

Aqui no Rio o melhor lugar para procurar é o lactário do Instituto Fernandes Figueira. As enfermeiras são super atenciosas e dispõe do tempo que for necessário para ajudar.
Elas não só ajudam no caso do seio empedrar, como também ensinam o bebê a mamar (como pegar o bico e a sucção) e também recolhem doações de leite - você pode ir lá doar ou encher um recipiente em casa que os bombeiros retiram gratuitamente. É realmente um trabalho muito bonito.

Eles ficam no Flamengo e o telefone de contato é (21) 2554-1700 . Liguem e informem-se!!

2 comentários:

  1. Adorei o blog... principalmente essa matéria sobre amamentação. Essa é uma das minhas principais preocupações, pois desde o início da minha gestação estou tentando estimular o bico do meu peito, mas o danado não fica p/ fora de jeito nenhum, mas continuo nos exercícios e colocando o bico do peito p/ pegar sol, isso p/ não rachar. Vou continuar acompanhando as matérias. Continue contanto suas experiências, principalmente as iniciais, ajuda muito as marinheiras de primeira viagem como eu...rsrsrs...Bjs !! ass: Adriana Albuquerque

    ResponderExcluir