quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Para achar uma boa creche

Hoje, por acaso, algumas pessoas vieram me perguntar sobre a creche do Ciro, então resolvi postar algumas dicas legais que devemos ter em mente na hora de procurar o lugar para deixarmos nossos baixinhos.

- Localização: O ideal é que fique dentro do caminho de quem vai levar e buscar a criança. Por exemplo no percurso casa/trabalho. Não apenas para facilitar, mas também pela proximidade em caso de alguma emergência.

- $$$: O valor da creche tem que caber no orçamento familiar, visto que não será um gasto pontual.

- Instalações: Passeie pelo local, conheça as salinhas, os brinquedos, os sanitários (quando fomos ver a creche do Ciro quisemos ver até a berçarista dando o banho em uma das crianças)... Agende a visita para um horário de plena atividade e avalie o ambiente.

- Comida: Quando for conhecer a creche converse com a nutricionista responsável e visite a cozinha (verifique o nível de limpeza do local, o uniforme de quem manuseia a comida e a forma de preparo dos alimentos). Informe-se também sobre o que eles fornecem - no caso da creche do Ciro, que tem intolerância a proteína do leite de vaca, sou eu quem tenho fornecer o leite de soja.

- Valores: Veja se os valores que são transmitidos pela creche refletem os valores que serão passados em casa. Isso é de extrema importância para a formação da identidade do seu filho e será muito mais simples para vocês.

- Horários: Os horários da creche são compatíveis com o seu? Você conseguirá levar seu filho a tempo de chegar no trabalho e sair a tempo de buscá-lo?

- Atividades: Verifique o cronograma de atividades da criança (psicomotricidade, aula de música, educação física, artes, etc.).

- Profissionais: Conheça a equipe de profissionais. Não tenha receio de perguntar sobre o conhecimento e experiência de cada um. Leve suas dúvidas anotadas para a responsável. Desistimos de uma das creches porque não "fomos com a cara" da coordenadora.

Acho que é isso. Ao final vem o período de adaptação, que é importantíssimo, pois é aí que tudo fica real. Deixei meu filho na creche 1 mês antes de voltar a trabalhar, desta forma pude fazer a coisa com calma e no meu tempo (Ciro entrou na creche com 4 meses, então a adaptação foi mais minha do que dele) e caso acontecesse algo que me desagradasse, ainda dava tempo de mudar ele de lugar e adaptar novamente.

Ah, e não liguem se os outros ficarem achando que seu filho é "tadinho" porque foi cedo para a creche. Os pais sabem o que melhor se adequa a realidade de cada um e escolhendo um bom local ele certamente estará muito feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário