quarta-feira, 14 de outubro de 2009

As boas mulheres da China

Depois de um tempão lendo apenas livros no melhor estilo "mulherzinha", resolvi ler algo mais profundo e literalmente fui para o outro extremo. As boas mulheres da China, da Xinran, relata histórias muito fortes do dia a dia das mulheres chinesas.

Me solidarizei com elas enquanto mulher e me emocionei muito enquanto mãe. Em pelo menos 3 passagens do livro me vi com os olhos cheio d'agua.

Vale a leitura, mas esteja preparado para fortes emoções.

Entre 1989 e 1997, a jornalista Xinran entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, a fim de compreender a condição feminina na China moderna.
Seu programa de rádio, 'Palavras na brisa noturna', discutia questões sobre as quais poucos ousavam falar, como vida íntima, violência familiar, opressão e homossexualismo.
De forma cautelosa e paciente, Xinran colheu inúmeros relatos de mulheres em que predomina a memória da humilhação e do abandono - casamentos forçados, estupros, desilusões amorosas, miséria e preconceito.
Nos relatos do livro, a autora possibilita a essas vozes antes silenciadas revelar provações, medos, esperança e uma capacidade de resistência que as permitiu se reerguer e sonhar em meio ao sofrimento extremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário