segunda-feira, 19 de março de 2012

Bater não pode, mas se defender pode sim!

Ciro nunca bateu nem mordeu seus coleguinhas, mas a recíproca não é verdadeira. Houve épocas que o pobrezinho chegava da creche com mais de uma marca de mordida em casa. Isso sempre me incomodou, e muito!

A professora dele, numa conversa informal, veio me falar que realmente as outras crianças quando batem, mordem, ou pegam o brinquedo de sua mão, ele não tem outra reação senão chorar. E ela ficou surpresa ao saber que mesmo eu perguntando quem bateu ou mordeu, ele nunca me conta!! É mole? Além de não bater também não dedura! Ok, registrei a informação.

A gota d’água foi quando o deixei na creche e fiquei um pouco para olhar. Ele estava com um brinquedo e veio um moleque com metade do tamanho dele, pegou o brinquedo de sua mão e ainda deu-lhe uma mordida. A professora disse que “não foi nada e que a mordida não pegou”. Gente, aquilo doeu em mim!!! Meu filho, um agente da paz, que sequer dedura os amiguinhos, sendo mordido por um fedelho e ficou por isso mesmo!!!

Neste dia comecei a trabalhar o hábito de se defender. Não vou ensiná-lo a sair batendo em todo muito, até porque isso claramente não é da natureza dele. Mas começamos a conversar sobre o que é se defender e nos casos em que a mamãe vai sim deixar que ele bata num amiguinho. Vamos ser honestas, mãe nenhuma gosta de ver seu filho virar saco de pancada.

Então comecei a explicar o que é se defender e que ele pode pegar de volta um brinquedo que puxam da mão dele. Que ele pode revidar num amigo que bateu primeiro ou que mordeu.

E ontem ele finalmente se defendeu!!! Ele foi brincar na casa de uma coleguinha e eles apostaram corrida de velocípede. O Ciro ganhou e a amiga foi lá e deu um tapão na cara dele. Percebi que ele hesitou, mas logo devolveu o tapa e se virou todo feliz para mim: “Mamãe, eu me defendi!!! A fulana me bateu mas eu me defendi!!!” Ele ficou feliz por ter se posicionado e eu mais ainda. Claro que aí a mãe dela veio reclamar... mas nem liguei.... enquanto era só a filha dela batendo estava bom....

Para não quebrar nenhum protocolo materno fiz minha cara de “não pode brigar”, mas cheguei no ouvido dele e falei “Parabéns, filho! Você se defendeu e estou muito orgulhosa de você!”. Achei que o Gabi talvez fosse encrencar, mas ele me apoiou totalmente... Como falei... Pai nenhum gosta de ver seu filho virar saco de pancadas e ficar por isso mesmo.

Talvez algumas mães não concordem. Mas acho que esse é o primeiro passo para ele aprender a se posicionar, a se dar o respeito.

Filho, parabéns por se defender! Tenho certeza que assim as crianças que adoram fincar seus dentes nos braços alheios vão pensar duas vezes antes de roubar o seu brinquedo.

3 comentários:

  1. Ah concordo com vc...
    Eu tbm tento ensinar Davi se defender...
    Senão os coitados viram saco de pancadas mesmo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eles tem que se defender mesmo, tem que educar, mas tem que deixa-los espertos....bjs
    http://www.meufilhominhavida.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Tata! Está certíssima! Só tem que tomar cuidado pra ele não sair batendo descontando algum ressentimento pelo "tempo perdido".
    Meu pai sempre foi assim tb, ele ia cheio de argumentos qdo era chamado ao colégio e dizia que foi ele quem autorizou a gente a bater (se defendendo). Ele dizia, "Se for do seu tamanho ou menor, encara e se defende. Se for maior, vai no supervisor." rsrs

    ResponderExcluir