terça-feira, 10 de julho de 2012

Marcelucho e a alergia alimentar

Semana passada, finalmente, o Marcel fez o exame específico da alergia alimentar. Foi um passo importante para sabermos o que ele pode ou não pode comer.

O exame é muito sofrido, pois são cerca de 50 espetadinhas e ele tem que ficar com o braço imobilizado durante todo o tempo. Enfim, doeu nele e doeu em mim! Mas... já passei com isso com o Ciro e sabia que era para o bem. Fui com o Gabi e minha sogra nos encontrou lá.

O resultado do exame sai na hora e o Marcel já saiu com uma dieta de alimentos que incluem alguns legumes e frutas. A proteína, por enquanto, continua vindo apenas do Neocate. A meta é que ele substitua as mamadeiras do almoço e da janta por papinha de legumes.

Então, no sábado comprei abóbora para fazer a papa e o cacho de bananas mais lindo que encontrei. Certa de que ele ia curtir o momento de comer, fui numa ansiedade só dar o primeiro alimento sólido para o meu filho, depois de praticamente 10 meses de vida só tomando o leite especial!

O médico já havia explicado que o processo de mastigação e deglutição seria mais demorado com ele, uma vez que estaria aprendendo depois do considerado “normal”. Só que eu não imaginava que ele sequer ia reconhecer aquilo como comida, ou algo para se colocar na boca. Ele não deixava eu chegar perto com a colher e, no caso da banana, dei um naquinho para ele segurar e ele sequer aproximou da boca.

Aquilo me deixou com o coração partido... o processo seria bem mais longo do que eu estava imaginando. Ontem a babá conseguiu dar na hora do almoço 2 colherinhas de papa de abóbora e hoje me ligou toda feliz, dizendo que ele comeu 4 colherinhas de sopinha de batata baroa no almoço.

Bem, é isso. Devemos ficar bem atentos a qualquer reação aos alimentos. O próximo passo é averiguar as feridinhas que ele tem atrás da orelhinha, que não saram e o fato de termos cortado os alimentos não adiantou.

Meu bebelucho, você é um guerreirinho!!! Amo muito!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário