sexta-feira, 19 de abril de 2013

Marcelzinho


Ontem me ligaram da creche, queriam marcar uma reunião para falar sobre o Marcel. Gelei! Sabia sobre o que era! Marcel está com 1 ano e 8 meses e ainda não faz muitas das coisas que uma criança de sua idade normalmente já faz, como falar algumas palavrinhas “papa”,”mamã”,”nenê”; responder alguns comandos/ estímulos do tipo “traz a bolinha”, “quer mais?”, “manda beijo”. Fiquei muito nervosa, pois tenho comigo suas dificuldades, mas quando a creche ligou para falar delas, foi a concretização de um grande receio.

Fui hoje pela manhã e acabou sendo muito bacana. A professora e a coordenadora estavam presentes. Falaram sim sobre o desenvolvimento do Marcel, mas assim como a terapeuta ocupacional e o pediatra (sim, eu já tinha levado ele para ser examinado) disseram que ele é muito acomodado e que a ideia era fazermos em casa uma extensão do que já é feito na escola. Deram várias dicas de como estimulá-lo.

Por conta de sua alergia alimentar, optamos por deixá-lo o 1º ano de vida em casa. Entrou na creche este ano e desde então evoluiu infinitamente. A pessoa que ficou com ele em casa nesse período é uma pessoa de confiança e que tem um carinho genuíno pelo pequeno, mas que não tem condições de estimulá-lo corretamente. Ela mal deixava ele chorar, pois tinha medo que os vizinhos suspeitassem de maus tratos. Supria suas necessidades e dava-lhe carinho, mas não o estímulo e isso prejudicou seu desenvolvimento. Chegou na escola sem atender quando chamávamos seu nome, não fazia nada do que pedíamos e algumas coisas mais preocupantes, como se isolar socialmente e não fazer nenhum contato visual.

Em poucos meses ele virou outra criança. Comunica-se e interage com o ambiente, nos requisita para participarmos de brincadeiras, sorri com olhos nos olhos, já conhece os animais e as partes do corpo. Não fala, mas entende tudo e retribui nossas investidas. Uma alegria!! Até por isso, as professoras acreditam, que ele irá recuperar rápido o período que ficou em casa, mas não sem um esforço conjunto das partes. Então esse é o meu novo desafio materno, estimular meu filhotico e prepará-lo para o mundo (UAU!).

Saí de lá muito feliz e aliviada. Achei que ele falariam coisas do tipo “seu filho apresenta um certo atraso” ou “vamos tentar atrasá-lo um ano”. Mas nada disso, o discurso foi “o objetivo não é puxá-lo para trás e sim alcançar os que estão na frente”. Adorei! Vamo que vamo, Marcelzinho!!!!!!!! Amamos você!!!!!

Quando fui deixar o Ciro na salinha, perguntei para a professora sobre os deveres de casa, se estavam sendo entregues direitinho (já que é ele próprio quem nos dá as instruções do que precisa ser feito) e a professora pegou minha mão, me olhou nos olhos e falou: O Ciro ainda realizará coisas brilhantes e vocês terão muito orgulho dele. Morá, nos já temos muito orgulho dele!

Um comentário:

  1. Ah com um elogio desse não tem como não babar ;)
    Muito legal a atitude da escola de te chamar e de dar dicas de como estimular mais!
    Davi foi falar com 3 anos, e a escolinha foi quem ajudou ele a desenvolver isso!
    Ele ainda vai fazer muitas conquistas...
    Bjs

    ResponderExcluir