sexta-feira, 20 de julho de 2012

Direita, esquerda

Não me lembro com que idade aprendi, ou deixei de me confundir sobre qual era minha mão direita e qual era a esquerda, mas certamente não foi com 3 anos! Lembro-me que já usava relógio de pulso e precisava olhar para me certificar que o lado esquerdo era o do relógio e o direito era o da mão que escrevia. Enfim...

Ciro ainda não escreve e não usa relógio de pulso, mas sabe com exatidão qual lado é qual e até o momento não o vi dar um deslize sequer... confesso que estou impressionada. Ele tem muita facilidade para gravar informações, qualquer informação: Conversas que temos, endereços de amigos, palavras novas.

Como ele me disse outro dia, “Ainda não é suficiente...”. Anteontem ele veio do nada, todo sorridente e falou: “mamãe, quando eu era bebê eu chamava o papai de Babi.”. Alôôôu??? Criança de 3 anos lembrando de como chamava o pai quando tinha 1. Isso existe??? Nem eu me lembrava mais...

Marcel está super fofinho. Falante, esperto e muito observador. Uma coisa de sua personalidade que já mapeei é que ele tem um gênio bem forte. É do tipo que se impõe e já prevejo situações com ele que certamente não passei com o Ciro. Quero ver como vai ser argumentar com ele, uma vez que está sempre analisando suas possibilidades. É muito doido como uma mãe já consegue identificar, com tão pouca idade, diferenças gritantes na personalidade dos filhos.

Enquanto isso meu bebezico gostoso cresce assustadoramente e eu, boba que sou, estou em crise, pois definitivamente não estou pronta para ele fazer 1 aninho. Como se congela o tempo?

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O dia mais longo do ano

O dia começou às 18h de terça-feira, quando meu marido me ligou para informar o falecimento do meu Tio Rafael. A notícia veio por telefone, porque ele precisava me avisar que estava indo direto para a casa da minha avó, a pedido de minha mãe.

A noite foi turbulenta. Tive um sono muito agitado e dor de garganta. Acordei já em aguardo de maiores informações a respeito do enterro. Pela manhã, deixamos as crianças como normalmente fazemos e seguimos para a Revra Kadish. Já estive lá outras duas vezes, mas nada chegou perto do sentimento de ver minha família tão mal, todos tão tristes por conta do falecimento de uma pessoa tão próxima.

Acho que ele foi em paz. Fez as pazes com minha tia e consigo durante o período que esteve internado. Mesmo acompanhando a evolução do quadro dele de longe, imagino que tenha sido um período de grande amadurecimento espiritual.

De lá vim para o trabalho, achando que preencher meu tempo e minha cabeça levantaria um pouco o meu astral. Em vão... peguei minhas coisas e fui pra casa. Só que quando estava saindo do trabalho a babá do Marcel me liga para dizer que viu um monte de placas brancas na boca dele e disse que tinha certeza que o menino estava tomado de sapinho!!

Liguei para o médico e reboquei os dois para tentar um encaixe. Só fomos atendidos quase 2 horas depois, às 18:30h... Mesmo horário que o cara da van liga para dizer que o Ciro não quis ir para a casa da amiguinha de jeito nenhum, e que ia ficar com ele no carro até que eu fosse buscá-lo.

Acabou que não tinha nada na boca do Marcel e fui correndo pegar o Ciro. Cheguei em casa e fui tentar tomar um banho, enquanto a empregada ainda estava lá.
Ciro veio me mostrar que conseguiu encher o copo de suco sozinho e derrubou o suco de uva todo no banheiro e na roupa. Cismou que queria entrar no banho comigo. Pedi que fosse buscar sua toalha, ele trouxe e instintivamente jogou a toalha sobre a poça de suco. Entrou no banho chorando porque ficou sem toalha. Lá se foi meu banho de descarrego...

As cenas que se seguiram foram:
- Ciro teve dor de barriga
- Marcel teve refluxo
- Ciro tentou tomar o xarope de tosse sem eu ver
- Marcel teve uma crise de choro sem precedentes
- Ciro sujou a calça
- Marcel fez cocô e se vazou todo
- Eu tive uma crise de choro que não sei como os vizinhos não bateram lá em casa
- Ciro só foi dormir às 11:30h
- Marcel só foi dormir 12:30h

O dia só acabou às 3:05h da manhã, de quarta-feira, quando o Gabi chegou do trabalho.

“O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva.” Foram 120 anos vividos intensamente em 64. Descanse em paz, Tio Rafael.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Marcelucho e a alergia alimentar

Semana passada, finalmente, o Marcel fez o exame específico da alergia alimentar. Foi um passo importante para sabermos o que ele pode ou não pode comer.

O exame é muito sofrido, pois são cerca de 50 espetadinhas e ele tem que ficar com o braço imobilizado durante todo o tempo. Enfim, doeu nele e doeu em mim! Mas... já passei com isso com o Ciro e sabia que era para o bem. Fui com o Gabi e minha sogra nos encontrou lá.

O resultado do exame sai na hora e o Marcel já saiu com uma dieta de alimentos que incluem alguns legumes e frutas. A proteína, por enquanto, continua vindo apenas do Neocate. A meta é que ele substitua as mamadeiras do almoço e da janta por papinha de legumes.

Então, no sábado comprei abóbora para fazer a papa e o cacho de bananas mais lindo que encontrei. Certa de que ele ia curtir o momento de comer, fui numa ansiedade só dar o primeiro alimento sólido para o meu filho, depois de praticamente 10 meses de vida só tomando o leite especial!

O médico já havia explicado que o processo de mastigação e deglutição seria mais demorado com ele, uma vez que estaria aprendendo depois do considerado “normal”. Só que eu não imaginava que ele sequer ia reconhecer aquilo como comida, ou algo para se colocar na boca. Ele não deixava eu chegar perto com a colher e, no caso da banana, dei um naquinho para ele segurar e ele sequer aproximou da boca.

Aquilo me deixou com o coração partido... o processo seria bem mais longo do que eu estava imaginando. Ontem a babá conseguiu dar na hora do almoço 2 colherinhas de papa de abóbora e hoje me ligou toda feliz, dizendo que ele comeu 4 colherinhas de sopinha de batata baroa no almoço.

Bem, é isso. Devemos ficar bem atentos a qualquer reação aos alimentos. O próximo passo é averiguar as feridinhas que ele tem atrás da orelhinha, que não saram e o fato de termos cortado os alimentos não adiantou.

Meu bebelucho, você é um guerreirinho!!! Amo muito!!!!